E se, um dia, surgisse no horizonte um planeta como o nosso? E se, ao olhar pelo telescópio, descobrissem que o tal planeta não é apenas parecido, mas idêntico? Os mesmos continentes, mesmo tamanho, tudo. Seus habitantes seriam também iguais? Haveria, lá em cima, outro "você" olhando para o céu e imaginando a mesma coisa?
"Another Earth" é um filme independente escrito e dirigido por Mike Cahill, que também assina a direção de fotografia e a edição. O roteiro ele divide com a atriz do filme, Brit Marling, que interpreta Rhoda Williams, uma universitária que, no dia em que a "segunda Terra" é descoberta no céu, causa um acidente de carro que provoca a morte da esposa e do filho de John Burroughs (William Mapother), um compositor. Ela era uma moça brilhante, fascinada por astronomia, que fora aceita no MIT; com o acidente, ele passa os próximos quatro anos de sua vida na prisão. Ao sair, desiste da carreira científica e se torna faxineira em uma escola para crianças. Ela não quer contato com ninguém, mas tenta pedir desculpas ao homem cuja família ela matou. John Burroughs, após a morte da esposa e do filho, se tornou um bêbado que mora em uma casa suja e bagunçada. Quando Rhoda aparece à sua porta, ela não tem coragem de dizer quem é e finge estar procurando serviço como faxineira, e começa a limpar a casa de John regularmente. Enquanto isso, a segunda Terra fica cada vez maior no céu e os cientistas começam a tentar contactar os supostos habitantes do planeta.
O filme é extremamente interessante e peculiar. Feito em digital, com baixo orçamento e atores desconhecidos (William Mapother, que interpreta John, era ator secundário na série "Lost"), "Another Earth" usa de uma premissa da ficção-científica para, de forma indireta, contar uma história dramática e cheia de significados. A vida de Rhoda e John muda drasticamente no dia em que a "Terra 2" aparece nos céus, e eles se tornam pessoas divididas pela dor da perda e pela culpa. É também curiosa a semelhança com "Melancolia", filme de Lars Von Trier que também fala do aparecimento de um planeta azul no céu e as consequências deste fato na vida de uma mulher. Há uma ótima cena em que uma cientista consegue contato pelo rádio com alguém no outro planeta e escuta, surpresa, a própria voz chamando do outro lado. "Another Earth" recebeu o prêmio especial do júri no Festival de Sundance em 2011 mas, infelizmente, não chegou aos cinemas brasileiros. É bem interpretado e bastante intrigante, apesar do final deixar um pouco a desejar. Vale conferir.
Câmera Escura
Nenhum comentário:
Postar um comentário